Palavras ou expressões racistas que devem ser ELIMINADAS do nosso vocabulário

by - fevereiro 01, 2018

Que o racismo é naturalizado todo mundo sabe. Mas temos certeza o quão natural ele é quando no dia-a-dia não nos damos conta que reproduzimos expressões/palavras racistas que estão no nosso vocabulário, que começaram no tempo da escravidão e são repetidas até hoje.
Toda palavra/expressão há um estudo linguístico/cultural para se saber a origem, logo, os exemplos abaixo são parte de um estudo sério do professor Luiz Henrique Rosa que fez um levantamento no Rio de Janeiro e contabilizou 360 termos de cunho racista, que originou o projeto "Qual é a graça?".

Abaixo selecionei algumas expressões para exemplificar.

  1. Mulata - Na língua espanhola, mulata é o cruzamento de cavalo com jumenta. Assim eram chamados os filhos bastardos negros de pele clara miscigenados frutos de estupro, prática bem comum nas Senzalas, onde senhores de engenho mandavam buscar mulheres negras escravizadas para lhes servirem sexualmente á força. Hoje, ainda, pessoas negras são chamadas de mulatas/os.
  2. Nego é foda, Neguinho só faz merda - Queria dispensar explicações de algo tão claro, mas, por que sempre que é algo ruim é o Negro?
  3. Samba do Criolo doido -  A expressão debochada, que significa confusão ou trapalhada, reafirma um esteriótipo e a descriminação aos negros.
  4. Morena (o) - Racistas acreditam que chamar alguém de negro é ofensivo. falar de outra forma, como morena ou mulata, embranquecendo a pessoas ameniza algo incômodo. Isso é o apagamento de nosso etnia.
  5. Cabelo ruim, cabelo duro - Depreciam o cabelo Afro. Causam a negação, rejeição, e baixa autoestima em pessoas negras.
  6.  Não sou tuas negas - Pejorativamente quer dizer que mulher negra é "qualquer uma" ou "de todo mundo", além de racista é muito machista. 
  7. A coisa está preta - A fala racista se reflete na associação entre “preto” e uma situação desconfortável, desagradável, difícil, perigosa.
  8. Denegrir - Sinônimo de difamar, possui na raiz o significado de “tornar negro”, como algo maldoso e ofensivo, “manchando” uma reputação antes “limpa”.
  9. Inveja branca - A ideia do branco como algo positivo é impregnada na expressão que reforça, ao mesmo tempo, a associação entre preto e comportamentos negativos.
  10.  Tem um pé na cozinha - Forma racista de falar de uma pessoa com origem negra. Infeliz recordação do período da escravidão em que o único lugar permitido às mulheres negras era a cozinha da casa grande. Uma realidade ainda longe de mudar no Brasil.
  11. Que negra(o), bonita (o) - Todos os negros são feios, mas essa/e é bonita (o). Não vejo ninguém se referir a pessoas brancas da mesma forma, "que branca bonita". Por que pessoas racistas acreditam que o padrão de beleza é a branca. 

Reproduzimos sem perceber, fato! E agora que você já sabe, vai continuar falando? 




You May Also Like

1 comentários