Relacionamento inter-racial: amor não tem cor?

by - maio 20, 2018

Começo dizendo que o intuito deste texto é discutir algumas problemáticas que existem por trás dos relacionamentos inter-raciais e não ditar regras de quem você deve ou não se relacionar. Não estou aqui para julgar quem você quer se relacionar afetivamente (porém, depende), risos.

***Durante todo o texto falarei de relacionamento heterossexual. Demais relacionamentos são outras visões.

Assim como a maioria das pessoas brancas escolhem se relacionar só com pessoas brancas, homens e mulheres negras também desejam se relacionar com pessoas brancas e não com pessoas negras.

- Ué como assim? Os negros são o mais racistas????

Já falamos aqui sobre o que é racismo e que por uma questão estrutural é impossível um negro ser racista com o outro, é bem fácil de entender, chamamos de auto-ódio.
A teoria da eugenia deu tão certo, que nos ensinou a sentir ódio de nós mesmos. Não somos referências de beleza, não nos enxergamos como belos então como vamos amar nossos iguais? Queremos na infância ser a garotinha branca que recebe cartinhas de amor, queremos ser a menina loirinha que os meninos babam e quando crescemos queremos viver um amor de princesa, um amor dos livros de romance (cujo papel principal é da mulher branca), logo queremos nos relacionar com os caras brancos para viver tudo isso. Cadê as referências de casal preto feliz? Príncipe negro no cavalo branco?
E trazendo isso para a realidade é como se para alcançarmos o sucesso social, financeiro só fosse possível se estivermos com uma pessoa branca ao lado.
Sabe a passabilidade? É o que muitos acreditam conseguir se relacionando com pessoas brancas.
Esperamos a salvação vindo dos whites.

*** Pra quem não sabe o que é a teoria da eugenia, dá um google.

Quer exemplo @?

São nítidas as escolhas afetivas de jogadores de futebol negros em ascensão: mulheres brancas, em sua maioria loiras. Ou de famosas que se casam com homens brancos. Tô mentindo?



    O amor tem cor e escolhemos a quem amar, sim!




Quanto maior a chance de estarmos circulando em ambientes majoritariamente branco, maiores as chances de escolhermos um relacionamento inter-racial, mesmo que essa escolha seja condicionada.
Gosto é construção social. Tudo do que dizemos gostar tem influência social, cultural e principalmente aqui no ocidente: influência da colonização ou seja, branca. E consequentemente vamos nos sentir atraídos por aquilo que é considerado a norma, pelo o que é considerado o padrão de beleza, certo?

Você pode se relacionar com quem você quiser, mas ciente que é uma escolha e talvez essa escolha tenha a ver com odiar a si próprio. Ciente de que essa escolha significa a se distanciar de si mesmo.
São duas opções: Se relacionar com pessoas brancas e seguir o baile sem precisar justificar ou se relacionar com pessoas negras e garantir a perpetuação de nossa genética linda pra caramba, conseguindo assim o passaporte para WAKANDA!

Eu hoje, escolho estar num relacionamento mono racial, mas no passado já escolhi estar num "relacionamento" inter-racial (quem nunca?). Amém consciência racial.

Lembro-me que quando algum cara branco se interessava por mim, eu me questionava: "o que ele viu em mim?".
O que fizeram com a gente para acharmos que o cara branco está fazendo um favor nos achando bonita, nos tratando bem e escolhendo estar ao nosso lado? Parafraseando Malcolm X, quem te ensinou a odiar a si mesmo?


You May Also Like

1 comentários

  1. Oi, bom dia. Você poderia tirar um dúvida? Queria saber porque o termo romance interracial para pessoas de cores diferentes que se relacionam romanticamente. Por que não poderia ser só romance? Já que a raça não é a mesma, a humana(?!) Desculpa se eu estiver sendo ignorante, mas é que eu estava olhando o Wattpad e me deparei com a modalidade de romance interracial. Ai eu pensei, por que não pode ser só romance? Por que tem que especificar que um personagem é de uma cor e que o outro é de outra? Novamente desculpas se eu estou sendo ignorante, mas realmente é uma dúvida que surgiu na minha cabeça agora.

    ResponderExcluir