Se sentir incapaz não é por acaso

by - maio 06, 2018

Me sentir incapaz ás vezes acontece, na verdade sempre que me arrisco a fazer algo esse sentimento de incapacidade vem á tona e me deixa para baixo, luto todos os dias contra a baixo autoestima. Antes estes sentimentos me impediam de buscar a realização dos meus sonhos e planos, hoje são barreiras que ultrapasso através do meu renascimento pós contato com estudos que falam de raça e gênero.

Se você pessoa negra, se sente ou se sentiu assim em algum momento, sinto lhe dizer mas isso também faz parte do que o racismo causa em nós.
Como bem sabemos, o conceito de raça parte de estudiosos brancos que acreditavam que pessoas negras eram inferiores e pessoas brancas superiores (teorias eugenistas / supremacia branca). Esse conceito de raça já não existe mais, mas o sentimento de inferioridade norteia o comportamento social e corroboram com a estrutura racista que vivemos, isso é histórico.

Existe também aquele sentimento de depender da aprovação dos outros, eu por muitas vezes fui movida pela opinião alheia. Opinião positiva e negativa, essa última então pesava pra caramba e ás vezes ainda pesa. Estou no processo de empoderamento ~ não é só estético ~, empoderar-se é reconhecer que você tem o poder. É perceber que algumas barreiras, alguns muros que o racismo criou eu sigo quebrando. Analisar que sempre achei que me comportava de maneira "tímida" e hoje tenho consciência que nunca foi timidez, sempre foi silenciamento e falta de amor próprio. Sempre me descrevi como "não gosto de discutir" e hoje percebo que se impor é importante, dizer - NÃO - é libertador, discordar e emitir opinião é um caminho sem volta (ainda bem).
Nós, pessoas negras temos sempre que provar eficiência dez vezes mais que uma pessoa branca para sermos levados á sério. Quantas vezes dizemos uma coisa, vem uma pessoa branca diz a mesma coisa e aí sim essa opinião é levada em consideração? O esforço para sermos vistos, reconhecidos, admirados é sempre MAIOR. 

É mais difícil empreender se você for uma pessoa negra e não é por acaso, a sociedade nos botou em posição de subalternos, estar em posição de decisão ainda é um caminho árduo mas estamos caminhando.
Estarão sempre duvidando de nossa capacidade. Estarão sempre duvidando de nossas escolhas. Estarão sempre se surpreendendo quando fazemos algo muito bem. Estarão sempre tentando nos desanimar, mas não podemos ceder! Em respeito aos nossos ancestrais que lutaram e ACREDITARAM na mudança para estarmos aqui hoje. O racismo deu muito certo, fizeram com que duvidemos de nossas capacidades, mas não vamos desanimar, estamos ocupando os lugares que também são nossos.
Como disse o Youtuber Ad Júnior: "Preparam-se pessoas brancas classe média, daqui a 10 anos terão que saber lavar a louça ou comprar uma lavadoura, por que não seremos mais seus empregados".









You May Also Like

0 comentários