Rede de apoio Afro: O que é?

by - fevereiro 07, 2018


Há algum tempo atrás, eu chamava de militância só o fato de falar sobre racismo para pessoas brancas, com estudo e maturidade, percebi que militância vai muito mais além. Entendi que temos que nos fortalecer enquanto povo negro. O racismo não vai acabar de uma hora para a outra, o significado de ~ lutar ~ é justamente ajudar uns aos outros criando mecanismos para potencializar economicamente, emocionalmente e politicamente nós mesmos. Quem fará senão nós?
Tenho praticado algo como Rede de Apoio Afro, escolhendo, quando assim posso, Afroempreendedores, ou seja, estou consumindo, comprando de pretos e quem sabe um dia eu possa empregar também.
Gastarei toda minha energia para com os meus. Só assim, unidos, conseguiremos alcançar a tão sonhada igualdade.
Racismo é algo estrutural, sistêmico e pessoas brancas têm privilégios que não abrirão mão, então com essa lógica de fortalecimento entre nós, conseguiremos empreender e consequentemente gerar receita.
Podemos praticar essa Rede de Apoio de várias maneiras e já existe até um app que facilita a busca de empreendedores negros. Kilombu é um aplicativo, criado por dois ex alunos negros da FGV, voltado para esta ideia já disponível para baixar (androide e IOS).
Fora da lógica do Capitalismo, também podemos nos fortalecer gerando conhecimento, compartilhando vivências, nos ajudando emocionalmente, criando coletivos, participando de coletivos, voluntarismo, criando espaços para discussões, entre outras diversas formas.

Nós por Nós!









You May Also Like

1 comentários