Racismo reverso existe?

by - abril 24, 2018

Como já previa, me fizeram a seguinte pergunta: Por que seu projeto de fotografia é direcionado somente para mulheres negras e se eu quiser ser fotografada por você tenho que te contratar? Isso é racismo com a gente (pessoa branca), risos.

Até seria racismo se vivêssemos numa sociedade em que brancos foram arrancados por negros de seus países europeus, retirados de suas famílias a força, trazidos num navio branqueiro em condições desumanas, obrigados a servir mulheres e homens negros e quando não agradavam estes mesmos homens negros amarravam aqueles corpos brancos pálidos num troco e descia o chicote até sangrar ou até a sua morte. E se pessoas brancas fossem tratadas como mercadorias por pessoas negras que acreditavam que a raça branca era inferior e por isso mereciam passar por tudo isso.
E ainda se mulheres brancas tivessem que trabalhar na lavoura com carga de trabalho braçal igual ao dos homens brancos e a noite ainda eram estupradas por senhores de engenho negros.
Imagina que louco se uma princesa negra tivesse assinado a lei áurea por motivos comerciais e libertasse todos os escravizados brancos mas sem lhes dar nenhum subsidio para sobreviver há anos de exploração e desumanização, sem lhes dar moradia, acesso a educação, a emprego, acesso a saúde, sem lhes dar o BÁSICO para sobreviver e que todo esse processo de exclusão, exploração, negação, após 300 anos ainda se faria presente impedindo que pessoas brancas ocupem lugares que são visivelmente ocupados (majoritariamente) por pessoas negras como: TV, Universidades, Consultórios médicos, Construção Civil, Jornalismo, Capas de revista, passarelas, Politica, Cargos de chefia em empresas, Escritório de Direito...
Se mulheres brancas passassem a infância desejando ter cabelos crespos ou na adolescência sonhando com cirurgias para alargar seu nariz que é fino e empinado demais para uma sociedade cujo padrão é uma beleza Africanizada. E ainda se mulheres brancas tivessem que cortar seus cabelos lisos longos por que são considerados grades demais ou inapropriados para um ambiente corporativo.
Imagine só se mulheres brancas desejassem ter nascido de pele preta para serem aceitas, romantizadas e amadas pelos livros, contos, poesia, músicas e pelos homens.
Consegue imaginar uma sociedade em que mulheres brancas não se sentissem representadas pelas princesas da Disney porque só tem princesa negra? E se estas mesmas mulheres brancas ligassem a TV e as novelas, séries e filmes só vissem mulheres negras em papel de protagonismo e mulheres brancas, esguias, de olhos azuis fazendo papéis de subalternidade, empregadas domésticas, donas de botequim, encrenqueiras, fofoqueiras e/ou cozinheiras da casa grande?

Já ouviu falar de mulheres brancas, muito brancas, vivendo o celibato por sua cor ou que passaram a vida inteira sem serem beijadas, amadas, respeitadas exclusivamente por que são brancas demais?

Ou seja, racismo reverso não existe. Racismo é opressão de uma raça sobre a outra e no contexto que vivemos hoje, negros não oprimem brancos. Negros não impedem o acesso de brancos em estabelecimentos. Negros não matam brancos pela sua cor. Negros não xingam de macaco e jogam bananas para pessoas brancas. Negros não tem privilégios pela sua cor.

Pessoas brancas e seus privilégios são a principal engrenagem do sistema racista que vivemos.

Racismo é uma problemática branca.





You May Also Like

3 comentários