Sou uma pessoa legal e sou racista?

by - março 14, 2018

Desculpa ai, mas você é sim! E antes de tudo vamos sair do campo pessoal? Não é algo individual ok? To falando no coletivo.

Primeiro, temos que entender que o racismo é a base da formação desta sociedade em que vivemos.

Segundo, precisamos entender de uma vez por todas que racismo não é só sobre xingar uma pessoa negra de macaco ou quando se atira uma banana. Racismo é estrutural e institucionalizado.

O que é isso?

Homens brancos sequestraram homens, mulheres e crianças negras da África para serem escravizados neste país, certo? Todo mundo sabe disso! Existia uma teoria na época de que pessoas negras eram primitivas e só existiam para serem exploradas, vendidas, mortas, daí vem o conceito de raça e com ela a inferiorização do povo preto, onde acreditavam-se que pessoas brancas eram superiores e pessoas negras inferiores.

Pois bem, após a abolição da escravatura, o Estado não deu subsidio algum para as pessoas negras que foram "libertadas", não tiveram moradia, emprego, acessoa a saúde, a educação, NADA! E estas ausências do Estado, resultam em consequências que podem ser observadas até hoje através das estatísticas, como por exemplo, pessoas negras têm o IDH com 10 anos de atraso em comparação a pessoas brancas (pesquisa realizado pelo instituto IPEA). Estamos atrás em muitas coisas. E aí que entra o entendimento do racismo estrutural.

O racismo está em TODAS as esferas da sociedade, perpassa todo tipo de relacionamento. O Brasil hoje têm 52% da população formada por negros, mas permanecemos subrepresentados ou invisíveis na maioria das estruturas de poder, nos meios de comunicação e no setor privado. O racismo se apresenta de forma velada e maquiada apesar de socialmente presente e permanente em nossas vidas.

Estamos falando de 130 anos de libertação dos escravizados, é algo muito recente em nossa sociedade, o racismo é normalizado e certas atitudes estão no chamado inconsciente coletivo, desta forma, você pode ser a pessoa mais simpática do mundo, mais legal, adorável, caridosa, agradável, que você não deixará de ser racista, por que tem atitudes racistas, tem pensamentos racistas e é a parte principal da manutenção do privilégio branco.

Quantas vezes você segurou firme sua bolsa ou seu celular quando viu um homem negro entrar no ônibus ou parar perto de você?

O racismo tem o propósito de garantir vantagens ao grupo racial dominante. Enquanto houver pessoas que se beneficiam, lucram através do racismo, infelizmente não terá fim. O capitalismo se fortalece e faz com que pessoas se enriqueçam, quando jovens negros se viciam em drogas ou entram para a vida do crime. Ou quando pessoas negras não conseguem chegar a Universidade e os lugares de poder continuarão intactos somente com pessoas brancas.

Temos que parar de classificar como monstros os "Willians Waaks", a Socialite que falou mal da filha de Famosos ou a blogueira que se fantasiou de escrava, são pessoas comuns como eu, como você, temos que parar de se espantar por essas situações que simplesmente vazam na mídia mas que nos bastidores, nas rodas de amigo isso é completamente normalizado. Parar de apontar o racismo do outro e refletir de uma vez por todas onde VOCÊ esconde o seu racismo?

Como diz Angela Davis: “Numa sociedade racista não basta não ser racista. É necessário ser antirracista”.









You May Also Like

0 comentários